quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Brasil pode dominar mercado com a assinatura do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas.

Nesta terça-feira, 12 de Novembro, foi aprovado pelo Senado o acordo que permite a participação dos Estados Unidos em lançamentos a partir do Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão. 

A posição geográfica da Base de Alcântara, próxima a linha do Equador, é vantajosa para os lançamentos, aumentando a velocidade dos lançadores e podendo reduzir os custos de combustível em até 30%. Além disso, sua localização costeira é ideal para o transporte dos equipamentos e mais seguro em caso de falhas.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Atualmente os principais centros de lançamento do mundo são padronizados para lançadores de satélites de grande porte, não dando muitas opções para empresas que pretendem lançar seus lançadores de pequeno porte, como a RocketLab ou Vector. 

Essa falta de opções, pode ser o triunfo do Brasil. O mercado de lançamentos de pequenos satélites só tende a crescer e a infraestrutura atual da Base de Alcântara precisaria de poucos investimentos para estar apta a realizar esses lançamentos. As vantagens mencionadas anteriormente possuem um impacto maior ainda nos pequenos lançadores. 

O Brasil sai ganhando. As empresas de pequenos lançadores saem ganhando. É apenas uma questão de saber aproveitar a oportunidade e não tentar correr atrás dos grandes lançadores. O futuro está aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário